Quem será o novo técnico da Seleção, veja os principais nomes do momento
A CBF mais uma vez mostrou vulnerável a questionamentos externos e não cria uma base técnica para que a Seleção Brasileira seja bem preparada para seus compromissos, a exemplo do que ocorre com seleções da própria América Latina. A mais recente vitima disso foi a demissão do técnico Dorival Júnior, um profissional respeitado por onde passou não suportou os desmandos da confederação e perdeu seu cargo.
A decisão da entidade veio após mais uma apresentação ruim do Brasil, agora diante da Argentina quando perdeu pelo placar de 4 a 1 em Buenos Aires..
Dorival assumiu estreou na Seleção no início do ano passado, após comandar clubes como São Paulo e Flamengo. Mas, estando a frente do Brasil, o time teve um desempenho abaixo do esperado nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, e não podendo contar com o craque Neymar com isso foram sete vitórias, três empates e cinco derrotas e alcançando um modesto quarto lugar na classificação para a Copa de 2026.
Agora a CBF que tem o Campeonato Brasileiro se iniciando vai ai mercado técnico em busca de um novo nome para comanda a Seleção Brasileira em seus próximos compromissos. O desafio do novo comandante será reorganizar um time que ainda não se encontrou em campo e fazer as pazes com a torcida brasileira, que não vê uma boa apresentação da de sua seleção há muito tempo e com isso aumentando a desconfiança e a real capacidade do Brasil na Copa:
O foco da CBF está em um nome estrangeiro. Nomes como do italiano Carlo Ancelotti, do português Jorge Jesus, e do espanhol Pep Guardiola estão no radar. Abel Ferreira do Palmeiras seria mais uma opção neste momento.
Os nomes mais prováveis até o momento são;
- Carlo Ancelotti: O treinador italiano, atualmente no Real Madrid, é visto como uma opção ideal para a Seleção. Mas a CBF encontra desafios em convencer o italiano a largar seu trabalho bem sucedido no time espanhol para aceitar o desafio de comandar uma Seleção que não se identifica com o torcedor, tarefa muito difícil no momento, dinheiro não é o problema pois a CBF já se posicionou que aceitaria sua proposta salarial.
Mas o Mundial de Clubes em junho certamente pesa muito na decisão de Ancelotti neste momento.
- Jorge Jesus: O técnico português do Al-Hilal, teve uma passagem marcante pelo Flamengo, com isso Jesus surge como favorito para assumir a Seleção, mas isso seria a segunda opção caso as negociações com Ancelotti não avançarem no decorrer da próxima semana.
- Pep Guardiola: O técnico espanhol do Manchester City é outro nome especulado. Entretanto, não há indicações concretas de que Guardiola esteja disponível ou interessado no cargo.
- Abel Ferreira: O técnico do Palmeiras aparece na lista de candidatos ao cargo. Apesar de seu sucesso no clube paulista, sua contratação dependeria de uma negativa por parte dos três primeiros nomes citados no artigo. Além disso o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues teria que ter muitos argumentos para uma tentativa de uma proposta séria para tirar Abel do Palmeiras.
Agora a CBF corre contra o tempo na contratação diante da proximidade dos próximos compromissos da Seleção em junho contra as seleções de Equador e Paraguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Outro fator é que com a proximidade da Copa de 2026 nomes de peso representem um dos maiores salários pagos para técnicos que comanda seleções.
Nota oficial da CBF sobre a demissão de Dorival
“A Confederação Brasileira de Futebol informa que o técnico Dorival Júnior não comanda mais a Seleção Brasileira. A direção agradece ao profissional e deseja sucesso na continuidade de sua carreira. A partir de agora, a CBF vai trabalhar em busca do substituto.”