5 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos Paris 2024 que você precisa saber
Paris, a Cidade Luz se transformou na cidade dos Jogos Olímpicos de 2024, a cidade recebeu milhares de atletas de todo o mundo em uma disputa épica pelo pódio. Além das competições, Paris 2024 promete ser uma celebração da cultura, da diversidade e do espírito esportivo.
Essa edição reserva diversas novidades e surpresas, confira 5 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos Paris 2024:
1) Abertura inovadora nas águas
Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, a abertura do evento não aconteceu em um estádio. A cerimônia foi realizada no rio Sena, que corta a cidade e é um dos símbolos de Paris.
O desfile das delegações teve barcos, percorrendo 6 quilômetros pelo Sena e cortando o centro de Paris. Câmeras foram espalhadas nas embarcações de cada nação para a transmissão do evento nos 80 telões que ficaram posicionados no local.
2) Um pedaço da Torre em todas as medalhas
Cada medalha da competição, sendo ouro, prata ou bronze, terá 18g de ferro proveniente da Torre Eiffel. Isso porque durante todo o século 20, a Torre Eiffel passou por uma série de obras de modernização onde algumas partes do monumento foram removidas de forma permanente e preservadas. A empresa responsável pela operação geral e manutenção da torre, liberou parte dessas peças para que elas fossem utilizadas nas medalhas dos Jogos Olímpicos.
3) As medalhas do surf não serão disputadas na França
Como o Taiti é território ultramarino da França e tem a combinação de praias cristalinas do Oceano Pacífico com belas montanhas foi escolhido para receber a disputa nestes Jogos. Os atletas competiram pelas medalhas na maior ilha da Polinésia Francesa, que fica a mais de 15 mil km de Paris.
4) Maratona aberta aos corredores amadores
Pela primeira vez na história, a maratona será aberta a atletas amadores. Enquanto os corredores profissionais vão largar pela manhã, os amadores que participaram do processo de seleção e foram sorteados irão correr o mesmo percurso no turno da noite.
O trajeto homenageará um momento histórico da França: a Marcha das Mulheres a Versalhes, ocorrida em outubro de 1789.
5) Dança Urbana
Nesta edição dos Jogos, o breaking estreiou como modalidade olímpica sendo dividido em masculino e feminino. O estilo de dança urbana que se originou nos Estados Unidos na década de 70 leva para os jogos disputas entre 16 B-boys e 16 B-girls que se enfrentarão em batalhas solo em busca das primeiras medalhas Olímpicas da categoria.